"Efeito Borboleta"

Em "O Efeito Borboleta" , o personagem de Aserton Kutcher, Evan, não aparece inicialmente na pele do autor. No começo, o que vemos é um Kutcher pequeno,demonstrando problemas psicológicos. Sua mãe detecta que Evan herdou do pai uma doença rara, uma espécia de desligamento mental, em que a pessoa fica fora de si.
     Anos depois, Evan já está crescido e presencia algo que irá mudar sua vida: há uma explosão em uma casa e ele não se lembra do que aconteceu. Já adolescente,na faculdade,(agora sim Kutcher assume o posto) lê diários que escrevia quando criança e descobre que tem o dom de se lembrar do que, na época, não lembrava, apenas lendo os diários. Mais para frente, Evan descobre que pode mudar o passado, e é justamente isso que ele faz durante o filme inteiro,procura consertar seu passado mesmo sabendo que o futuro é incontrolável.
     Logo na abertura,vemos a Teoria do Caos: o simples vôo de uma borboleta pode causar um tufão no outro lado do mundo. Isso explica o filme e seu título. Uma simples mudança que Evan faz  em seu passado pode ser um estrago em seu futuro.

"De caso com o acaso"

Em uma certa manhã, em Londres, ao chegar ao trabalho, Helen é despedida de uma firma de relações públicas. Quando volta para casa as portas do metrô se fecham. Deste instante em diante pode-se ver em em acontecimentos paralelos o que aconteceria na vida de Helen se tivesse pego o metrô ou se não o tivesse.

     Em uma realidade, Helen pega o metrô, conhece James e chega em casa para achar Gerry, seu namorado , a traindo com Lydia, uma ex namorada dele. Na outra realidade, Helen perde o metrô, é assaltada, vai para o hospital e chega em casa para achar Gerry sozinho no chuveiro, pois Lydia já foi embora.

     As duas realidades avançam paralelamente. Na primeira,Helen deixa Gerry e inicia uma relação com James;na outra leva uma vida desgastante, pois trabalha arduamente como garçonete para sustentar a ela e a Gerry, que supostamente está escrevendo um livro, mas na verdade continua tendo um tórrido caso com Lydia.

 

"Corra Lola, corra"

O filme é fiel ao título. Lola corre alucinadamente quase os 81 minutos de projeção.Sua epopéia começa quando seu namorado, Manni (Moritz Bleibtrew) se mete em uma encrenca com mafiosos. Como todos os dias, Manni espera pela namorada printe de cabelo laranja, Lola, que vai buscá-lo de moto no final do expediente. Neste dia, ela não vem.;sem a carona, Manni resolve pegar o metrô, levando uma sacola com 100 mil marcos.
     Manni acaba saindo do metrô e na correria esquece a sacola dentro do trem.Azarado, tem um encontro com seu chefe em 20 minutos para lhe entregar o dinheiro. Desesperado , telefona para Lola.A garota apaixonada sai desesperada correndo pelas ruas, à procura do dinheiro. O problema é que ela só tem 20 minutos para isto.
     A grande sacada é o que o diretor Tom Tykwer faz com os outros 61 minutos de filme. A história de Lola é contada três vezes. A cada vez, pequenas diferenças alteram por completo o destino de todos os que cruzam seu caminho.Lola e o namorado possuem três tentativas,três chances distintas; se fracassam, basta começar tudo de novo.

 

Contatos

Siga